Aluno da E.M. Célia Marina participa do
39º Concurso Internacional de Cartas
A iniciativa visa desenvolver nos alunos habilidades de prevenção e conscientização sobre AIDS, além de contribuir para aperfeiçoamento da comunicação por meio da escrita
“Escreva uma carta para alguém para dizer-lhe porque é importante falar da AIDS e se proteger dela”. Este é o tema do 39º Concurso Internacional de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e Correios. O Município terá como representante no concurso Cristian Michelli, aluno da 8ª série da E.M. Célia Marina Dal Pozzo Borges.
Este é o primeiro ano que a escola participa de uma competição desta categoria. O representante do Município foi escolhido através de seleção interna organizada pela própria escola. “Eu achei muito bom participar do concurso dos Correios. É um estímulo para todos os alunos e, além disso, o tema não poderia ter sido melhor. Na minha idade, os adolescentes devem se preocupar e se prevenir, porque a AIDS é coisa séria”, afirmou Cristian.
Com mais de 190 países envolvidos com a causa, a iniciativa prevê desenvolver nos alunos habilidades de prevenção e conscientização sobre a AIDS, além de contribuir para aperfeiçoamento da comunicação por meio da escrita.
Na elaboração, a comissão validará a redação que for escrita manualmente, seguindo o formato de carta. O concurso é de nível internacional e levará o vencedor da fase nacional a Berna, na Suíça.
A professora de Língua Portuguesa, Kelly Cristina Moraes, aposta na iniciativa porque a participação dos alunos em novos concursos de redação cria o hábito de escrever nos jovens. “Este evento vai funcionar como mais uma ferramenta para desenvolver o prazer de ler e escrever. É muito importante esta iniciativa que desperte uma escrita consciente, atenta, crítica e autônoma, onde o professor é apenas um orientador neste processo”.
Todos os detalhes serão analisados, desde a coerência do assunto em questão, originalidade, criatividade, até o uso das ideias e vocabulário devidamente correto.
FASES – No Brasil serão realizadas duas fases; a estadual e a nacional. Na estadual, as três melhores redações serão premiadas. O primeiro colocado dessa fase ganhará um certificado, juntamente com um netbook. Já o segundo e o terceiro colocado receberão um aparelho de som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM, cada. Os vencedores desta fase serão divulgados pelas Diretorias Regionais dos Correios a partir do dia 12 de abril. Já o resultado da fase nacional será anunciado a partir de 26 de abril.
O primeiro colocado de cada Diretoria Regional na fase estadual irá concorrer na nacional, junto com os demais estados, em Brasília, com data ainda a ser determinada. O vencedor da fase nacional ganhará um notebook com wireless, troféu e certificado, e representará o Brasil na fase internacional.
A iniciativa é uma realização da campanha mundial de prevenção ao vírus HIV, lançada nas empresas de Correios pela UPU, Programa Comum das Nações Unidas para o HIV/AIDS e Organização Internacional do Trabalho e UNI Global Union. Para saber mais sobre as regras e como a unidade escolar deverá se inscrever, basta acessar o site http://www.correios.com.br.
|
0 comentários:
Postar um comentário