Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, março 22, 2012

22 de Março - Dia Mundial da Água



Desde os primórdios da humanidade sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura.

A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água.

Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.

Por esses motivos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural.

Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”

A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.

A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.

Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:

- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-da-agua.htm

quarta-feira, março 21, 2012

No Dia Internacional da Síndrome de Down, as mães são as grandes homenageadas




Conhecidas por serem duras na queda, estendem as mãos sempre que ouvem um pedido de ajuda, são capazes de doar uma inacabável quantidade de amor e carinho sem pedir nada em troca. E no Dia Internacional da Síndrome de Down, datado em 21 de março, quem recebe o presente são elas, as mães, que aprendem com os filhos a superar as dificuldades encontradas no cotidiano.

Confira as fotos

“Minha filha é minha vida. Amo essa menina e hoje não sei como viver sem ela. É um presente de Deus”. O comentário de Joselita de Carvalho Santos, 74 anos, ilustra a essência de uma mãe que não mede esforços ao falar da filha Silvana Carvalho dos Santos, 32 anos, que possui Síndrome de Down.

Silvana é uma das alunas mais antigas do Projeto Lugar ao Sol e desde que iniciou em 2005, a menina considera o espaço como seu segundo lar. É fácil entender porque a mãe se deixa levar pela emoção quando o assunto é a filha. “Ela é dócil e muito carinhosa com todos ao seu redor”.

À medida em que os anos foram passando, novos amigos foram se familiarizando com o ambiente. Recém chegada de Peruíbe, Andreia Veiga Kida, 42 anos, é comerciante e veio morar em Itanhaém há poucos meses. Assim que matriculou a filha Beatriz Kimi, 11 anos, na E.M. Leonor Mendes de Barros, descobriu o Projeto.

“Ela é iluminada e um anjo que Deus deu para mim”, conta a mãe emocionada. Tudo começou ainda na gravidez. Veiga teve uma gestação normal e durante a gravidez os médicos não identificaram a Síndrome de Down em Beatriz. Após o nascimento, a pediatra deu-lhe o diagnóstico. “Ela nasceu e a pediatra pediu que eu passasse no consultório porque minha filha tinha Síndrome de Down”.

Esse é o primeiro ano de Beatriz no projeto. A família não hesitou em pesquisar como era o espaço e o atendimento oferecido e a família se encantou pelo local. “É um projeto maravilhoso porque é difícil você encontrar um lugar que disponibilize serviços específicos para as crianças. Ela é muito carinhosa comigo e com todos os amigos. É presente de Deus”, conclui.

Patrícia de Lima é mãe da pequena Ana Clara de Lima de um ano e quatro meses. Assim que soube que a filha possui Síndrome de Down teve resistência em acreditar. “No início foi bem difícil aceitar. Com o tempo fui obtendo mais informações e pesquisando. Hoje, vivo em função da minha filha”, comenta.

Há cinco meses Ana Clara está na natação do Projeto Lugar ao Sol, comandada pela professora Camila Zanotto. “A fisioterapeuta me contou sobre esse lugar e eu adorei. Eu sei que tem mais atividades para ela e quando ficar maior também participará”, finaliza Patrícia.

Projeto Lugar ao Sol promove a inclusão
social de alunos com deficiência do Município

No Dia Internacional da Síndrome de Down (21), o Projeto Lugar ao Sol tem motivos de sobra para comemorar. Integrado ao Programa Tempo Todo, o projeto consiste em desenvolver atividades diárias para crianças com deficiência durante o contraturno escolar. Para muitos, o espaço é tão familiar que acaba de receber a fama de segunda casa.

Confira as fotos do Projeto

O trabalho é realizado por meio de atividades físicas, esportivas e culturais, sempre trazendo aos alunos qualidade de vida. Assim afirma a Marta Cristina Barros Menezes, de 48 anos, mãe da aluna Priscila Barros, que tem a filha no projeto há quase seis anos. “Ele complementa a minha casa. Minha filha se sente como se estivesse em casa. Antes ela era agitada, mas agora está mais calma”.

O projeto disponibiliza aulas esportivas de xadrez, ginástica, futsal, basquete, voleibol, handebol, tênis de mesa, bocha e natação adaptada. Ninguém fica parado com uma equipe que se preocupa com a qualidade dos serviços oferecidos. “Trabalhamos com dedicação e respeito aos alunos”, conta a coordenadora do projeto, Cristiane Cida Marinho Pinto.

São alunos com deficiência inseridos nas escolas municipais que no contraturno participam de atividades culturais com aulas de artesanato e dança. Além do trabalho com professores de educação física, educação artística, instrutor cultural, estagiários, inspetores, auxiliar e oficial escolar. Isso sem contar com o acompanhamento da equipe multidisciplinar composta por: assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicóloga.

Para atender às necessidades dos alunos, o projeto conta hoje com uma quadra poliesportiva, sala de artesanato e dança, e uma piscina adaptada e semi-olímpica no Complexo Educacional Harry Forssell.

CANTO DAS MÃES – Enquanto aguardam os filhos, mães de todos os bairros aproveitam o tempo em que a criança está no projeto para produzir artesanato e promover a troca de experiências. A iniciativa, que existe desde 2008, leva mães a participarem da oficina de artesanatos em geral.

As atividades são executadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE) e no Complexo Educacional Harry Forssell.

SERVIÇO SOCIAL – Elabora ações para melhorar o desempenho do aluno e sua formação para a cidadania.

FISIOTERAPIA – Os profissionais desenvolvem um trabalho preventivo voltado à educação, onde o fisioterapeuta orienta família e educadores sobre como lidar com a criança.

FONOAUDIOLOGIA – Trabalha de forma efetiva nos casos que apresentam alterações fonoaudiológicas, realizando triagens, orientações, acompanhamento e encaminhamentos quando necessário.

PSICOLOGIA – Atua em acompanhamentos, aplicação de técnica e métodos terapêuticos, orientando aos pais, professores e monitores.

segunda-feira, março 19, 2012

Itanhaém realiza 1º Fórum de Empregabilidade e Empreendedorismo nos dias 22 e 23




O evento é voltado à adoção de políticas de geração de emprego, renda e sustentabilidade
A Comissão Municipal de Emprego em parceria com a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Itanhaém, realizará nos dias 22 e 23 de março, o 1º Fórum de Empregabilidade e Empreendedorismo de Itanhaém. O evento será na sede da ETEC, localizada na Avenida José Batista Campos, 1.431, Jardim Anchieta.

O Fórum é dirigido aos estudantes da escola técnica e será voltado à adoção de políticas de geração de emprego, renda e sustentabilidade. O evento contará com a presença de representantes do setor e autoridades.

PROGRAMAÇÃO - No dia 22, às 19h30, acontecerá a abertura oficial do evento com a participação do Prefeito João Carlos Forssell, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Francisco Garzon e outras autoridades da Cidade e da região.

Na sexta-feira (23) a programação terá início às 8 horas e se estenderá durante todo o dia, até às 22h30, com palestras sobre como conquistar um emprego, dicas para encontrar emprego pela internet, qualificação profissional e oficina de elaboração de currículos.

Segundo o presidente da Comissão e diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itanhaém, Marcos Tadeu Ferreira de Morais, o Fórum tem o propósito de alavancar ainda mais a criação de oportunidades em Itanhaém.

“Itanhaém foi a 12ª cidade do Estado de São Paulo em geração de empregos. Isso mostra que o Município está em crescimento. Esse número também se reflete principalmente pela vinda de grandes empresas para cá”, afirma o prefeito João Carlos Forssell.

Confira a programação completa do evento:
DATA HORÁRIO PALESTRA PALESTRANTE
22/03 20h30 Empregabilidade Marcos Tadeu Ferreira de Morais - Presidente de Comissão Municipal de Emprego de Itanhaém
22/03 21h30 Qualificação Profissional Adriana Braga - Diretora do Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém
23/03 8h Como estudar sem pirar Michel OS – Supplyer Consultoria e Treinamentos em Informática
23/03 9h30 Inova Paula Souza Professor Dr. Nilson Carlos Duarte da Silva – Diretor da FATEC Praia Grande e membro fundador do Inova Paula Souza
23/03 10h30 Perfil Empreendedor Professor Universitário Henrique Piacsek
23/03 13h30 Encontre seu emprego pela internet Moema Setubal – Coordenadora Técnica em Administração
23/03 15h Empreendedorismo e o fim do emprego André Olímpio – Diretor da Associação Comercial de Itanhaém
23/03 16h30 Você está preparado para o futuro? Max Roberto Santos Villafan – Professor Universitário
23/03 19h30 Desenvolvimento da Cidade de Itanhaém Francisco Garzon – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico
23/03 20h30 Expansão do Comércio e Desenvolvimento do Negócio de Itanhaém Eliseu Braga Chagas – Presidente da Associação Comercial de Itanhaém
23/03 21h30 Como se preparar para o emprego Jean Velloso – Facilitador do Projeto “Time do Emprego” do Governo do Estado de São Paulo

Hoje (19), abre inscrições para os torneios de jogos de carta e tabuleiro


Estão abertas as inscrições para os torneios de dominó, xadrez, sueca e dama. Os interessados devem comparecer na Secretaria de Turismo ou no Departamento de Esportes e podem solicitar o regulamento no ato da inscrição.

As inscrições serão encerradas dia 20 de abril, porém caso não atinja o numero de inscritos, as inscrições continuarão até 30 minutos antes de cada torneio. Há um limite de até 60 duplas para cada um dos quatros campeonatos.

Os torneios serão divididos em dois dias: 21 de abril serão realizados os torneios de dominó e sueca. Dia 22 de abril é a vez dos jogos de xadrez e dama. As disputas iniciam as 10h30 nos dois dias.

quinta-feira, março 01, 2012

Escritor lança ‘Desta coisa & Outras coisas’ na Biblioteca Municipal no dia 2 de março



A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim será palco do lançamento do livro ‘Desta coisa & Outras coisas’, do autor Rodrigo Ladeira, na próxima sexta-feira (2). Em sua segunda publicação, o escritor retrata na poesia paixões, reflexões e suas experiências em diferentes momentos da vida. O encontro será às 18 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

Ladeira é médico e trabalha no Programa Saúde da Família de Itanhaém. Quando não está a serviço, aproveita as horas para pintar e escrever suas memórias. Na poesia, ele busca mostrar um mundo vencido pelo amor, com revelações de fatos vivenciados diariamente.

Este é o segundo livro lançado pelo escritor que segue a linguagem poética para falar sobre seus pensamentos. São aproximadamente 130 poesias reunidas na obra. “É uma forma de colocar no papel o que sentimos na alma. É uma terapia”, explica.

Para o autor, a Biblioteca Municipal foi escolhida porque abriga os mais diferentes programas e atividades culturais oferecidos à população. “Ouvi falar muito bem do espaço. Um verdadeiro encontro da cultura”, elogia.

Em 2007, ele lançou ‘A Fusão dos Opostos’, sua primeira obra inspirada na família e nos encantos e dores integradas à sua profissão. “Fiz o livro com a intenção de provocar a reflexão entre os leitores”, finaliza.

Painel de azulejo do século passado é encontrado em Itanhaém



Painel de azulejo pintado à mão reúne índios, jesuíta e colonizadores no mesmo cenário. A obra – assinada e datada em 1955 – faz alusão ao período colonial do Brasil, e foi encontrada, na semana passada, pelo diretor de Manutenção e Urbanização da Prefeitura de Itanhaém, Paulo Munhoz, na entrada da Garagem Municipal.

Para averiguar a autenticidade da obra, a museóloga do Departamento de Cultura, Liliana Di Bella Napolitano, esteve no local e constatou a importância do painel. Liliana descobriu também que o espaço já abrigou, em tempos passados, a Colônia de Férias da Associação Paulista de Belas Artes, nome que deu origem ao atual bairro Belas Artes.

Ainda sem identificação do autor, o painel está sendo estudado para possível restauração. Por muitos anos, a obra não esteve em evidência e passou despercebida pelos que passaram pelo local.

Munhoz só percebeu a importância do retrato tendo em vista as festividades em comemoração aos 480 anos de fundação de Itanhaém. “Já tinha visto, mas só prestei atenção por causa dos eventos que vem sendo realizado, em seguida, resolvi comunicar o Departamento de Comunicação”.

A Colônia de Férias da Associação Paulista de Belas Artes, que ficava onde hoje está a Garagem Municipal, foi a grande responsável pelo nome do bairro “Belas Artes”, cujas ruas homenagearam artistas de relevante importância para o país, entre eles: Pedro Américo (1857 – 1941), Rodolfo Amoedo (1850 – 1899), Almeida Junior (1832 – 1899), Victor Meirelles (1832 – 1903), Antonio Parreras (1860 – 1937) e Eliseu Visconti (1866 – 1944), entre outros.

Total de visualizações

Contador