Tecnologia do Blogger.

terça-feira, fevereiro 23, 2010

O OBJETIVO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL

"O objetivo da informática educativa é utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com "quando", "por que" e "como" usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.Embora muitas escolas possuam essas tecnologias disponíveis, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas longe do manuseio de alunos e professores. Esta parceria entre educação e tecnologia é muito dificil de ser efetivada. No que se refere a tecnologia digitais, principalmente, os professores mais conservadores tem dificuldade de interação. Eles já admitem utilizar o computador e a internet para preparar suas aulas,mas não conseguem ainda utilizar os mesmos na sua atividades em sala de aula, como instrumento pedagógico.Para que se implemente uma política eficiente de ensino especializado em informática, não basta saber utilizar bem as ferramentas. É desejável que gestores e professores tenham um planejamento consistente e objetivos bem definidos a fim de se alcançar resultados adequados. Naturalmente, a formação em Informática educativa pode colaborar muito nesse sentido.É importante que os agentes de ensino definam atividades em que os alunos utilizem o computador como recurso didático e pedagógico. As aulas devem ser planejadas antes que sejam aplicadas em ambiente computacional. Nesse contexto, a abordagem contrucionista - em que o aluno constrói algo utilizando o computador como meio - tem sido utilizada com grande sucesso.[Entre outros cuidados, é necessário, quando se programa uma atividade para o ensino da informática, que os objetivos a serem atingidos sejam expostos aos alunos. A elaboração das atividades deve considerar como atingir os resultados almejados, quão significativa será a aprendizagem proporcionada pela situação a ser criada e se os recursos a serem utilizados são os mais adequados. [...]"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inform%C3%A1tica_educativa

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

TECNOLOGIA - o evento contou com a participação de professores da Rede Municipal, estudantes de pedagogia e população em geral
Mais de 800 pessoas comparecem noIII Encontro de Informática Educacional
Na oportunidade foram ministradas palestras direcionadas ao uso das novas tecnologias, da internet, além de relatos de experiências, e exposição de trabalhos escolares.
Com o objetivo de promover a discussão e reflexão sobre a inclusão digital nas escolas da Rede Municipal, a secretaria de Educação, Cultura e Esportes realizou entre os dias 4 e 5 de fevereiro, nas dependências da E.M Noêmia Salles, o III Encontro Municipal de Informática Educacional.
Durante o evento que contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas, estiveram presentes professores da Rede Municipal de Ensino, estudantes de pedagogia, e população em geral. Na oportunidade foram ministradas palestras direcionadas ao uso das novas tecnologias, da internet, além de relatos de experiências, e exposição de trabalhos escolares.
“Todo processo de aprendizagem está em transformação. Os relatos de experiências bem sucedidas ajudam aos atuantes da área se aprimorar. Os encontros são espaços para a troca de experiências que promovem a reflexão de como usar corretamente as novas tecnologias”, afirmou a coordenadora de Informática Educacional do Município, Adriana Braga.
Para a consultora em tecnologia Danielle Lourenço, Itanhaém está avançada no uso das novas tecnologias. “Comparando o que já está sendo desenvolvido no Município, com outras cidades do País, podemos observar que está bem avançada a aplicação das novas tecnologias e o uso da internet na Rede Municipal de Ensino”.
Por Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Volta às Aulas
As aulas estão de volta e com isso estão de volta também muitos sonhos. Os professores sonham com turmas bem comportadas, entusiasmadas, que vibrem no contato com as propostas feitas, sonham com o aumento de salário, o reconhecimento por seu trabalho, o elogio que quase nunca vem, mas como é uma volta e estamos falando de sonhos, tudo é possível.
E o aluno? Quais os seus sonhos? O que esperam nesse retorno às aulas? Se lhes fizermos estas perguntas, acredito que muitos dirão que sonham com bons professores, que a cada aula os reporte a um mundo até então desconhecido, ao mundo do conhecimento e do saber. Sonham com as descobertas que farão e que os levará, certamente, a uma vida melhor, de mais qualidade, onde poderão transpor para fora da sala de aula todo saber adquirido, acrescido da competência de poder transformar o que está errado, lapidar o que ainda não está muito bom ou, até mesmo, manter o que lhes convém.
Os objetivos educacionais caminham bem por esta linha, antes de se cumprir os princípios básicos que regem a educação, ditados pela Lei de Diretrizes e Bases, a nós, professores, cumpre fazer uma reflexão sobre os nossos sonhos e os dos alunos e, encontrar formas de realizá-los, mesmo que seja preciso romper com paradigmas pré-estabelecidos e constituir novos modelos, novas concepções do fazer pedagógico, mais condizentes com as necessidades e expectativas de todos.
Vivemos num mundo de rápidas e significativas mudanças, e isto torna explícita a importância fundamental no recomeçar das aulas. Nada pode ser como era antes. Ninguém passa pelo mesmo ponto, duas vezes, da mesma forma. Nós nos modificamos e o que está a nossa volta, longe ou perto, também se transforma. Aqui cabe, penso eu, perguntas que nos levam à reflexão: Será que podemos voltar à sala de aula como se o tempo houvesse parado, só nos esperando retornar? Será correto e honesto, não sonhar, não buscar ferramentas que implementem esses sonhos? Não viver? Sim, porque já foi dito que aquele que copia o planejamento anterior, repete os mesmos procedimentos, não inova, não cria, este, não pára no tempo, mas dá passos atrás, como caranguejo.
Alerta, Professor! O momento é este! O momento é agora! No retorno às aulas, vamos catapultar os sonhos de todos para o real, fazendo do nosso mundo educacional um mundo de novas descobertas, novas conquistas, novos saberes, um mundo onde o princípio norteador é ser feliz! Feliz volta às aulas!
Fonte: www.pedagobrasil.com.br

Total de visualizações

Contador