Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, maio 31, 2010

Pesquisa da UNICAMP demonstra que blogs melhoram desempenho escolar

Raquel do Carmo Santos
Jornal da UNICAMP 419: 8, Dez 2008

Os blogs já se transformaram em ferramenta de otimização do aproveitamento no aprendizado escolar. Na experiência da professora Cláudia Rodrigues, que dá aulas de Redação do ensino médio, a iniciativa mostrou-se mais do que positiva. “As discussões tiveram maior alcance do ponto de vista temático e passaram a ser estendidas para além da sala de aula. Despertou nos adolescentes o desejo de escrever mais”, atesta Cláudia, que apresentou dissertação de mestrado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) com os resultados da estratégia aplicada em quatro turmas de uma escola em Minas Gerais, em 2007.

Os blogs – espaço de interação na internet que são atualizados periodicamente e obedecem a uma ordem cronológica – consistem em um fenômeno recente, mas que conquistou as mais diferentes categorias de internautas pela própria dinâmica da página. No blog, explica Cláudia, os alunos são colocados em contato com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. “Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno”, esclarece.

Segundo a professora, a escola ainda possui resistência em levar para sala de aula gêneros digitais que possam auxiliar o ensino. Na opinião da autora da pesquisa, muitos ainda vêem a internet apenas como um instrumento de entretenimento e não se dão conta de sua utilidade nos estudos e pesquisas. Ela alega ainda o domínio que os jovens possuem com as tecnologias da informação e que isso melhor poderia ser aproveitado no ambiente escolar.

Para Cláudia, um dos grandes entraves para a aceitação do blog como estratégia de ensino seria a linguagem própria que a internet produz. É como uma espécie de dialeto que os jovens utilizam para expressar suas opiniões. Mas “não se trata de substituir a forma de ensinar a norma culta. Ela tem seu espaço já reconhecido, assim como a linguagem informal. A minha proposta é utilizar um novo espaço para otimizar os debates ocorridos em sala de aula e despertar o interesse pela escrita”, explica.

O estudo, orientado pela professora Denise Bértoli Braga, envolveu a produção de 20 blogs. Destes, foram selecionados quatro para a análise de dados da dissertação e justificar a importância do estudo. Cláudia conta que a idéia de inserir os blogs nas aulas de produção textual partiu de uma percepção, ao longo dos anos, de que havia uma carência nos debates realizados em sala e, ainda, em decorrência disso uma limitação nas discussões. A experiência, esclarece, demonstrou que a interação aumentou o interesse pela escrita, assim como os alunos passaram a buscar por orientações dos outros professores para embasar as suas opiniões promovendo, desta forma, a interdisciplinaridade.

As discussões envolveram também família e amigos dos alunos. Pelo fato do blog ser público, não há limitações de acesso. Em decorrência disto, o aluno se preocupa mais com suas produções porque seu texto não é mais direcionado apenas à avaliação do professor – neste ambiente, passa a ser coletivo. “Os alunos dominam os fóruns, chats e msn e sabem o que é e como trabalhar com estes meios. Eles invadiram a vida de todo mundo e não há como fugir desta realidade. A escola pode, portanto, utilizar destes canais como mais uma ferramenta”, declara.


http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=MostraBlog&url=http://nteitaperuna.blogspot.com/2010/05/pesquisa-da-unicamp-demonstra-que-blogs.html

Biblioteca participa de Festival da Mantiqueira em São José dos Campos

O evento reunirá renomados escritores comoFerreira Gullar, Walcyr Carrasco,Laurentino Gomes, Marina Colasanti e Ronaldo Correia de Brito

A partir desta sexta-feira (28) até o próximo domingo (30), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, por meio da Biblioteca Municipal ‘Poeta Paulo Bomfim’, participará do III Festival da Mantiqueira – Diálogos da Literatura. O Município será representado pela bibliotecária, Maraléia Menezes, e pela estudante, Angelita Bazílio da Costa, que irão a São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, para participar do evento.


A estudante Angelita Bazílio da Costa foi selecionada entre as 30 melhores dentre centenas de textos que responderam em cinco linhas o à pergunta do concurso “Por que você quer participar do III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura?”. O texto da estudante foi escolhido pela comissão julgadora, composta por membros da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A itanhaense garantiu vaga para as oficinas ‘Motivação da Leitura’ e ‘Criação Literária’.


Com uma agenda voltada para a literatura, a bibliotecária Maraléia Menezes está de malas prontas e ansiosa para participar pelo 3º ano consecutivo do projeto. “Participar deste festival é uma oportunidade ímpar, são três dias desfrutando do melhor da Literatura Brasileira. As oficinas para bibliotecários são de excelente qualidade e agregam valores aos profissionais que atuam em Bibliotecas Municipais”.

Serão três dias dedicados à literatura com o objetivo de incentivar o prazer da leitura num encontro que promete reunir renomados escritores como Ferreira Gullar, Walcyr Carrasco, Laurentino Gomes, Marina Colasanti, Ronaldo Correia de Brito e Altair Martins para falar sobre suas obras e literatura. Além disso, o Festival ainda terá a participação de autores internacionais, como o escritor angolano, José Eduardo Agualusa, criador do livro Barroco Tropical.

O Festival é considerado um dos principais eventos literários do país. Neste ano haverá uma programação repleta de atividades desenvolvidas para crianças e adultos, na Biblioteca Solidária; no Photozofia Arte & Cozinha; e oficinas exclusivas para professores, estudantes e bibliotecários, além de shows no palco principal com diversos artistas, e o músico e escritor Arnaldo Antunes.

O III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A cobertura completa do evento pode ser encontrada através do endereço eletrônico www.cultura.sp.gov.br.




Por Departamento de Comunicação Social

terça-feira, maio 18, 2010

ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A DISPUTA DO VOTO POPULAR NO CÂMERA EDUCAÇÃO 2010


E.M BERNADINO DE SOUZA PEREIRA
PROFESSORA: DANIELA MENDES
ALUNO: JÚLIA MARTINS COELHO
TÍTULO DA REDAÇÃO: EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO

E.M MARIA DA CONCEIÇÃO LUZ
PROFESSORA: SANDRA REGINA DE CAMARGO
ALUNO: ALINE DA ROCHA SANTOS
TÍTULO DA REDAÇÃO:
SEGURANÇA DO TRÂNSITO

E.M CÉLIA MARINA DAL POZZO BORGES
PROFESSORA: KELLY CRISTINA MORAES
ALUNO CRISTIAN MICHELLI
TÍTULO DA REDAÇÃO: SIM, NÓS PODEMOS!

SITE PARA A VOTAÇÃO:
www.tvtribuna.com/cameraeducacao

segunda-feira, maio 10, 2010


Prefeitura entrega novas instalações da creche E.M. Maranata nesta segunda-feira (10) Com a construção da nova obra, que abrigará os alunos do Ensino Fundamental, os estudantes terão novas salas e melhor infraestrutura. Ainda serão criadas 4 salas que abrigarão o berçário I e II e maternal I e II Em homenagem ao Dia das Mães, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes dá um grande presente às mães do bairro Nova Itanhaém. Nesta segunda-feira (10), às 16 horas, a entrega das novas instalações de mais uma creche no Município. A E.M. Maranata teve suas instalações ampliadas e agora terá capacidade para atender 70 crianças com idade entre 5 meses até 9 anos. Atualmente, a escola conta com 350 alunos matriculados. A cerimônia da entrega das novas instalações ocorrerá na escola que fica localizada na avenida São Paulo, s/nº, no bairro Nova Itanhaém. Com a construção da nova obra, que abrigará os alunos do Ensino Fundamental, os estudantes terão novas salas e melhor infraestrutura. Ainda serão criadas 4 salas que abrigarão o berçário I e II e maternal I e II. Além disso, as crianças ainda ganharão outros benefícios, como sala de informática, brinquedoteca e biblioteca. Até o final do ano, ainda haverá a implantação de uma sala de matemática. De acordo com a diretora da creche, Egle Del Mestre, a implantação da creche é um passo importante para a formação dos alunos. “A creche é uma antiga reivindicação dos moradores, e com as novas instalações poderemos atender um número maior de crianças.”

Por Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Total de visualizações

Contador