Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, abril 30, 2009

Domínio Público



Visitem: http://www.dominiopublico.gov.br
Foi lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), para o compartilhamento de conhecimentos.
O usuário tem a opção de escolher entre imagens, som, texto e vídeo , a variedade é grande de personalidades mais famosas como Dante Alighieri, a autores brasileiros de renome como Fernando Pessoa isso em se falando de textos, mas sessão de vídeos é muito interessante, você ver títulos como: “A era Vargas” ou uma infinidade de vídeos do Tv escola, que podem ser usados para enriquecer aulas inclusive.
Muito bacana também é conhecer obras de “Miró”, entre outros artistas famosos na opção vídeo “Passeios Virtuais”
E quando o assunto é som podemos ouvir todos os hinos do Brasil, entre outros clássicos da música brasileira e internacional e também existem pelo menos 50 imagens diferentes sobre diversos assuntos que formaram a cultura do mundo, o retrato de Monalisa ou o famoso 14 Bis de Santos Dumont.
Todos estes itens fazem parte de um acervo especial, diferente e que acrescenta muito a nossa cultura.

PORTAL DO PROFESSOR


Criado pelo MEC o Portal do Professor conseguiu reunir muitos interesses em um mesmo local. Acessando ele, o professor tem dicas excelentes sobre os diversos recursos educacionais existentes , tem acesso a museus, bibliotecas, revistas educacionais, vídeos e outros itens ligados a educação.
Através do Jornal do Professor se tem notícias sobre o que outros colegas estão fazendo em suas UEs e também sobre assuntos como: Seus direitos, Eventos na nossa área etc
No item Cursos, o professor fica sabendo de ótimos cursos para sua formação continuada
O item LINK te leva para bibliotecas espalhadas pelo país, dicionários, projetos de outros professores e muito mais.
No item RECURSOS Educacionais , vídeos, mapas, experimentos e áudio, mostram milhares de itens.
Espaço Aula o professor tem experiência de relatos de colegas falando sobre aulas que deram certo e ainda aprende a criar aulas que serão publicadas pra todo mundo.
Você abrirá mil links e ainda não terá aberto metade das possibilidades deste portal.
ACESSE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/course.action

quinta-feira, abril 23, 2009

Desfile Cívico Escolar marcou
comemoração dos 477 anos de Itanhaém


Itanhaém completou no dia 22 de abril, 477 anos de fundação. E na comemoração da data, o Governo Municipal realizou nesta quarta-feira (22), na avenida Condessa de Vimieiros, no Centro, o tradicional Desfile Cívico, que teve a participação de cerca de 1.900 alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, além da Banda Marcial de Itanhaém e integrantes dos projetos educacionais do Município.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o desfile teve a presença da Guarda Municipal, Polícias Militar, Rodoviária, Ambiental e Civil, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a frota de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade, o público presente presenciou a apresentação das fanfarras das escolas municipais Bernardino de Souza Pereira, Rural José Teixeira Rosas, Professora Eugênia Pitta Rangel Veloso, Ana Cândida Ebling de Oliveira de Oliveira e das estaduais Dr. José Carlos Braga e Rosélia Braga Xavier.


sábado, abril 11, 2009

O significado da Páscoa...
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Vamos ver agora como surgiu o chocolate...
Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

E o coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

quinta-feira, abril 02, 2009

Senhores Pais
Reunião de Pais dia 3/04/09, (sexta-feira)
horário das 8:00 às 12:00 hs não haverá aula.
Sua presença é muito importante.

A Professora

Total de visualizações

Contador